sábado, 3 de janeiro de 2015

Versificação


É importante que analisemos procedimentos técnicos da escrita porque estes nos auxiliam no estudo das características formais das escolas literárias, além de ser um assunto comumente exigido em vestibulares.

A forma fixa mais usada é o soneto, composto por dois quartetos (estrofes de quatro versos) e dois tercetos (estrofes de três versos), nesta ordem.

Exemplo:
Amor é fogo que arde sem se ver; 
É ferida que dói, e não se sente; 
É um contentamento descontente; 
É dor que desatina sem doer. 

É um não querer mais que bem querer; 
É um andar solitário entre a gente; 
É nunca contentar-se e contente; 
É um cuidar que ganha em se perder; 

É querer estar preso por vontade; 
É servir a quem vence, o vencedor; 
É ter com quem nos mata, lealdade. 

Mas como causar pode seu favor 
Nos corações humanos amizade, 
Se tão contrário a si é o mesmo Amor? 

(Luís Vaz de Camões)

Outra característica dos sonetos é o uso de versos decassílabos, ou seja, com dez sílabas métricas. Dividir as sílabas poéticas de um verso é muito simples, basta dividir normalmente atentando para as seguintes situações:

1) Quando a última sílaba de uma palavra termina com vogal átona e a palavra seguinte inicia com vogal, dizemos que as duas sílabas na verdade são uma só sílaba poética, ocorre a elisão.

2) A contagem termina na sílaba tônica da última palavra.

Exemplo:


Com um pouco de treino qualquer um pega o jeito. Sugiro que tentem a divisão das estrofes restantes do soneto de Camões.

As estrofes podem ser classificadas de acordo com o número de versos (listo aqui as principais formas):

Quadra/Quarteto: Quatro versos;
Quintilha: Cinco versos;
Sextilha: Seis versos;
Oitava: Oito versos;
Décima: Dez versos.

Veja abaixo uma tabela de classificação para o número de sílabas poéticas:

1 sílaba - Monossílabo;
2 sílabas - Dissílabo;
3 sílabas - Trissílabo;
4 sílabas - Tetrassílabo;
5 sílabas - Pentassílabo ou Redondilha Menor;
6 sílabas - Hexassílabo;
7 sílabas - Heptassílabo ou Redondilha Maior;
8 sílabas - Octossílabo;
9 sílabas - Eneassílabo;
10 sílabas - decassílabo ou Heroico;
11 sílabas - Hendecassílabo;
12 sílabas - Dodecassílabo ou Alexandrino;

Quantas às rimas, elas podem ser classificadas em Pobres, Ricas e Raras.

a) Pobres: Quando as palavras rimadas entre si pertencem a uma mesma classe gramatical.

Exemplo:
Cheguei. Chegaste. Vinhas fatigada (adjetivo)
E triste, e triste e fatigado eu vinha. (verbo)
Tinhas a alma de sonhos povoada, (adjetivo)
E a alma de sonhos povoada eu tinha... (verbo)

(Olavo Bilac)

b) Ricas: Quando as palavras rimadas entre si pertencem a classes gramaticais diferentes.

Exemplo:
Mas que na forma se disfarce o emprego (substantivo)
Do esforço: e trama viva se construa (verbo)
De tal modo, que a imagem fique nua (adjetivo)
Rica mas sóbria, como um templo grego (adjetivo)

(Olavo Bilac)

c) Raras: Quando as palavras que rimam entre si possuem o mesmo som, porém terminações diferentes.

Exemplo:

Que ouço ao longe o oráculo de Elêusis
Se um dia fosse teu e fosse minha, 
O nosso amor conceberia um mundo 
E de teu ventre nasceriam deuses.

(Raul de Leôni)


Por fim, as rimas podem ser classificadas conforme a sua distribuição nas estrofes.

a) Cruzadas ou Alternadas, com padrão ABAB.

No piano anônimo da praia (A)
Tocam nenhuma melodia (B)
De cujo ritmo por fim saia (A)
Todo o sentido deste dia. (B)

(Fernando Pessoa)

b) Emparelhadas ou Paralelas, com padrão AABB.

Aos que me dão lugar no bonde (A)
e que conheço não sei de onde, (A)
aos que me dizem terno adeus (B)
sem que lhes saiba os nomes seus (B)

(Carlos Drummond de Andrade)

c) Opostas ou Interpoladas, com padrão ABBA.

Eu, filho do carbono e do amoníaco, (A)
Monstro de escuridão e rutilância (B)
Sofro, desde a epigênese da infância, (B)
A influência má dos signos do zodíaco (A)

(Augusto dos Anjos)

d) Misturadas, quando as rimas não seguem um padrão.

Oh! Bendito o que semeia (A)
Livros à mão cheia (A)
E manda o povo pensar! (B)
O livro, caindo n'alma (C)
É germe – que faz a palma, (C)
É chuva – que faz o mar! (B)

(Castro Alves)

Recapitulando: O que são versos brancos e livres?

Os versos brancos são os que não possuem rima e os versos livres os que não seguem uma métrica.

Exemplo:
Mamãe vestida de rendas
Tocava piano no caos.
Uma noite abiu as asas
Cansada de tanto som,
Equilibrou-se no azul,
De tonta não mais olhou
Para mim, para ninguém!
Cai no álbum de retratos.

(Murilo Mendes)

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